domingo, 17 de maio de 2009

Cai para 22 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil

Caiu para 22 o número de pessoas com sintomas de gripe suína --influenza A (H1N1)-- no Brasil, informou o Ministério da Saúde na tarde deste domingo. Ontem, 25 casos(que agora são 22) suspeitos eram monitorados.
Os casos suspeitos estão nos Estados de Minas Gerais (7), São Paulo (6), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Amapá (1), Paraná (1), Pernambuco (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (1) e Rondônia (1).

Veja mapa dos casos de gripe suína no BrasilSaiba quais hospitais procurar no BrasilSaiba mais sobre a gripe suínaSaiba o que o mundo faz para se prevenirVai viajar? Conheça as recomendações


A pasta informou ainda que monitora outros 18 casos em sete Estados, além dos 22 suspeitos, e que descartou 264 pacientes.
Até as 9h30 deste domingo, o ministério contabilizava oito casos confirmados da doença, nos Estados do Rio (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). "Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes", informou.


Mundo

A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou neste domingo novo balanço da gripe suína no mundo, com 8.480 casos da doença, denominada oficialmente gripe A (H1N1), em 39 países. O balanço aponta ainda 72 mortes pelo vírus.
Depois de subir em mais de mil de sexta-feira para sábado, o registro de novos casos desacelerou de ontem para hoje --houve adição de 29 contaminações.





Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Leia mais sobre a gripe suína

Médicos ainda recomendam adiar viagem ao exterior devido à gripe suína
Mônica Bergamo: Aumentam as chamadas para o Disque Saúde após gripe suína
Mãe diz que jovem contraiu forma branda da gripe suína; rapaz teve alta
Paciente com gripe suína tem alta e deixa hospital no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário